Se há um McDonald’s próximo ou no caminho da sua casa ou do seu trabalho, saiba que a escolha do local passou pela Cortex, empresa de análise de dados e inteligência de mercado. O gigante Google, que possui um dos mais conhecidos buscadores e localizadores do mundo, e a AWS, serviço de nuvem da Amazon, também são clientes da companhia fundada em 2003, no Rio de Janeiro – e que hoje mantém escritório também em São Paulo. A Cortex já utilizava, há décadas, inteligência artificial preditiva em suas ferramentas de go-to-market e lança agora soluções com IA generativa para os mercados B2B e B2B2C. Com elas, as empresas clientes encontram outras companhias com as características mais adequadas para geração de novos negócios.
“A IA generativa entra com uma camada para ser o copiloto dos projetos dos nossos clientes. É dar a armadura do Homem de Ferro para as pessoas trabalharem”, disse Pedro Henrique Escarabelin, diretor da Cortex.
O McDonald’s usa os serviços de georreferenciamento da Cortex para, por exemplo, decidir a melhor localização de uma unidade, levando em conta critérios de concorrência, presença de outras lojas da rede de fast food, movimento e circulação de pessoas, entre outras informações.
O Google e a AWS contratam a Cortex para entender melhor o mercado em que atuam e visualizar potenciais clientes. “Conseguimos fornecer dados sobre o tipo de cloud que as empresas utilizam e, assim, nossos clientes conseguem direcionar campanhas comerciais mais assertivas”, afirmou o executivo.
“Também estimamos o quanto é investido em tecnologia por empresas e, com isso, nossos clientes podem moldar uma proposta adequada para elas”, frisou.
Assim, Google e AWS conseguem enxergar melhor o conjunto de tecnologias que seus potenciais clientes utilizam, entender qual é a maturidade digital deles, em quais soluções já investem, quem são seus fornecedores e diversos outros dados obtidos em mais de 100 fontes.
atualizado em 08/09/2025 - 12:46
