Anúncio foi feito em cerimônia no Planalto; governo também lançou documento digital para caminhoneiros. Tolerância máxima atual é de 10% de peso excedente e passará para 12,5%.
O governo federal anunciou nesta terça-feira (18) o aumento da tolerância de peso para os eixos dos caminhões, o lançamento de um documento digital para os caminhoneiros e novas regras para a remoção de veículos.
O anúncio foi feito em uma cerimônia no Palácio do Planalto, durante o lançamento do programa Gigantes do Asfalto. O presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia, assim como alguns ministros, entre os quais Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Paulo Guedes (Economia).
Pela regra atual, a tolerância máxima para o peso do caminhão equivale a 10% de peso excedente sobre o total permitido. Conforme o governo, até 30 de abril de 2022, passa a valer a tolerância máxima de 12,5%.
Durante o anúncio, o ministro Tarcísio Freitas afirmou que alguns caminhoneiros costumam ser multados porque, durante a viagem, a carga se move, e o peso se altera nos eixos. Segundo el